Água Filtrada na Cozinha: 7 Razões para Usar em Suas Receitas

Muitas pessoas já sabem que a ingestão de água filtrada é extremamente benéfica para o organismo, garantindo seu bom funcionamento. É normal, inclusive, ver médicos e especialistas indicando o consumo do líquido com frequência para evitar doenças de diversos tipos. 

Porém, ao falar sobre a necessidade de beber água de qualidade, muitas pessoas esquecem que sua utilização na hora de cozinhar também é essencial. Adicionando esse comportamento à rotina na preparação dos alimentos, é possível perceber a diferença em utilizar água de qualidade. 

Se você ainda não conhece os benefícios de usar água filtrada para cozinhar, confira o artigo a seguir. Veremos algumas razões que vão te convencer a usar água limpa para cozinhar para você e sua família. 

Razões para cozinhar com água filtrada

Não é incomum vermos grande parte da sociedade negligenciando o impacto da qualidade da água na hora de cozinhar. Muitas vezes, a preocupação se concentra apenas em escolher os temperos, produtos de qualidade e utensílios caros. Porém, a água limpa e segura pode transformar a textura, o sabor e mesmo a aparência das receitas.  

Quando paramos para analisar, percebemos que a água é um elemento presente em quase todas as receitas. Seja para ferver legumes ou mesmo para lavar os alimentos antes de irem para a panela. Por isso, usar água filtrada pode fazer total diferença no resultado do seu prato. 

A seguir veremos alguns motivos que irão te convencer a deixar a água da torneira de lado e passar a utilizar apenas água de qualidade na cozinha. Com isso, terá preparações culinárias de alto padrão. 

Realce do sabor

Um dos principais problemas encontrados na água da torneira é sua alta concentração de cloro, metais pesados e outros contaminantes. A presença desses elementos pode alterar o sabor dos alimentos. 

Assim, usando a água filtrada, as impurezas são removidas, deixando o líquido sem sabor e sem odor, como realmente deve ser. Logo, os alimentos permanecem com seu sabor original preservado, extraindo o melhor de cada um deles.

Independente do tipo de preparo, ou seja, cozinhar vegetais, ferver massa e outros modos, a pureza da água oferece um resultado mais saboroso. Então, sopas e molhos, que levam mais do líquido, também não terão a influência das impurezas que podem estar presentes na água que sai diretamente da torneira. 

Qualidade de massas e grãos 

Alimentos que usam grandes quantidades de água são as massas e também os grãos. Assim, ao cozinhar macarrão, feijão ou arroz, sabemos que a água desempenha um papel importante para o resultado final. 

Ao usar água com impurezas há chances dos grãos absorverem impurezas contidas no líquido. Substâncias químicas e sedimentos são responsáveis pela alteração no sabor, textura e até mesmo cheiro do alimento. 

Quem usa água filtrada consegue grãos e massas hidratados de forma uniforme sem que haja interferência de elementos indesejados. Com isso, o seu prato terá uma textura melhor, sabor mais limpo e leveza. O cuidado ao utilizar água tratada auxilia na hora de evidenciar a qualidade do produto.  

Aroma em bebidas quentes

Todos sabem o quanto os brasileiros amam tomar café. A bebida está entre as preferidas de grande parte da população. Em algumas casas, sua preparação é realizada diversas vezes ao dia. 

Logo, sabemos que para preparar esta e outras bebidas quentes, como o chá, usamos a água. Ela, junto do pó ou mesmo das ervas, configura o papel de principal ingrediente. É ela também que atua como responsável por extrair os óleos essenciais e também os compostos aromáticos das folhas e grãos. 

Dessa maneira, se houver a presença de cloro ou outros elementos indesejados, o papel da água na preparação da bebida pode sofrer interferência. Como resultado terá uma bebida com sabor desagradavel ou até mesmo metálico. 

A água filtrada proporciona uma experiência prazerosa pois realça os sabores e aromas das bebidas quentes. No café, podemos sentir notas mais sutis dos grãos, já nas infusões de chá é possível degustar todo o sabor das ervas com clareza. 

Preservação dos vegetais

Muitos estudos já foram realizados e confirmaram que antes de experimentarmos o alimento, “comemos com os olhos”. Por isso, preservar a boa imagem de cada um deles é essencial. 

Alguns vegetais como a beterraba, o brócolis e a cenoura são ótimos exemplos de cores vibrantes e que despertam a atenção prévia num prato. Contudo, quando cozidos com água da torneira, é comum que percam suas belas cores e se mostrem menos atraentes. 

O motivo para que isso ocorra é a alta presença de cloro. O elemento reage com os pigmentos naturais presentes nesses alimentos. Assim, causa a descoloração de cada um. 

Como a água filtrada não possui aditivos químicos, as cores dos vegetais são mais preservadas. Dessa forma, o resultado final é um prato mais bonito e atrativo visualmente. Além de estarem mais saudáveis, uma vez que não foram contaminados com substâncias indesejadas. 

Mais consistência em pães 

A arte de fazer pães vem fazendo adeptos em todo o mundo. Contudo, o processo pode não ser tão simples como parece. Conseguir alcançar um sabor intenso e textura adequada é um verdadeiro desafio. E nesta hora, a água desempenha um papel importante na produção. 

O líquido é um dos principais responsáveis para ativar o glúten, elemento que desencadeia o crescimento das massas. Logo, a água com impurezas pode ser uma escolha ruim, já que interfere no processo do crescimento. No fim, temos pães, bolos e outros assados com sabor e textura comprometido

É claro que o uso da água filtrada auxilia no bom resultado de todos os tipos de produtos de panificação. Mas, os mais afetados são aqueles com maior delicadeza como as massas folhadas e os pães artesanais. 

Utensílios e panelas mais conservados

As panelas e utensílios usados para cozinhar também merecem cuidado. Diferente do que muitos acreditam, a qualidade da água também afeta essas peças essenciais na cozinha. 

Quando se usa água da torneira para cozinhar, há grandes chances de deixar os utensílios e panelas com resíduos. Alguns exemplos são as manchas de calcário e os depósitos metálicos presentes depois do cozimento. 

Essas sujidades são verdadeiros desafios na hora de serem removidas. Eles podem ser bem difíceis de retirar além de afetar o sabor dos alimentos que serão preparados futuramente. 

O uso da água filtrada reduz esta situação uma vez que os depósitos de impurezas não ocorrem. Por esse motivo, a durabilidade dos utensílios de cozinha aumenta. 

Boa saúde 

O motivo mais importante para dar lugar à água filtrada na hora de cozinhar é, com certeza, o cuidado com a saúde. Quando se utiliza o líquido de qualidade, elimina-se o risco de ingestão de substâncias nocivas. Evita-se assim a presença de cloro, metais pesados e outros sedimentos no organismo. 

É verdade que ao cozinhar alimentos em altas temperaturas alguns contaminantes biológicos são eliminados. Contudo, diversos elementos químicos permanecem prejudicando a saúde de quem os ingere. 

Por esse e todos os motivos anteriores, investir num filtro de água é extremamente importante. Lembre-se que apenas beber água limpa não é suficiente para proteger a si e a sua família, também precisamos utilizá-la na hora de cozinhar. 

Conte com a Lazarios!

Ficou interessado em consumir água de qualidade, pura e saudável e agora está procurando o filtro de água ideal para sua casa ou empresa? Nós da Lazarios podemos te ajudar! Temos vários modelos disponíveis para diversas necessidades. Conheça nosso catálogo e escolha a melhor opção para você!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Email
X
WhatsApp