O acesso à água potável e de qualidade pode ser um problema para grande parte dos brasileiros. Mesmo que o país possua uma das maiores reservas de água doce do mundo, ainda existem muitos desafios que interferem na segurança da água destinada ao consumo.
Uma das grande questões relevantes para essa discussão é a dependência direta que o país tem com os recursos hídricos. Essa é a principal saída para utilizar água no consumo diário dos cidadãos.
Além disso, a presença de metais pesados contaminando o líquido preocupa os especialistas. Outros problemas como microrganismos nocivos à saúde, poluição por agrotóxicos e má gestão de saneamento básico também integram a lista de obstáculos no consumo de água com qualidade.
Todos esses pontos ameaçam a saúde da população brasileira. Contudo, existe uma maneira simples de resolver o problema. Quem deseja beber água sem preocupações pode investir em filtros e purificadores que garantem água potável segura para o consumo.
Veremos a seguir quais os problemas enfrentados pelo país na distribuição de água potável de qualidade e como amenizar seus prejuízos.
Problemas de qualidade da água
Sabemos que uma parte significativa da água distribuída no Brasil por empresas possui problemas de qualidade. A seguir veremos o que deixa o líquido inadequado para o consumo.
Metais pesados
Áreas de atividade industrial e mineração, que aparecem em grande quantidade no país, demonstram maior presença de metais pesados na água. Este é um grave problema para o consumo da bebida.
Elementos como o arsênio, chumbo e mercúrio são muito tóxicos e ao serem ingeridos causam danos ao sistema nervoso. Os rins e fígado também podem ser afetados por esses componentes. Estudos apontam que eles estão associados a casos de câncer.
Ademais, não são apenas os adultos que sofrem com esse tipo de problema. As crianças, que possuem organismos mais sensíveis, podem ter o desenvolvimento atingido por esse problema. Vale lembrar que os métodos convencionais de tratamento podem não ser o suficiente para eliminar esses elementos, logo, investir em purificadores é uma ótima saída.
Agrotóxicos
O Brasil é repleto de grandes e pequenos produtores rurais. Com isso, é comum que o uso de agrotóxicos representem grandes índices quando comparado ao consumo mundial. Porém, a utilização desses químicos afeta não só as áreas rurais como também as urbanas.
Após serem aplicados em larga escala nas plantações, o produto atinge os lençois freáticos, logo, contamina as fontes de água. Assim, de acordo com estudos, os seus resíduos são encontrados frequentemente nas amostras de águas e rios, tanto na forma natural, como já depois de tratados pelas empresas de distribuição de água.
A presença contínua dessas substâncias é extremamente perigosa para a sociedade. Ela é responsável por causar doenças respiratórias, problemas hormonais e até mesmo intoxicações agudas.
Microrganismos patogênicos
Outro problema que surge no consumo de água brasileiro é a presença de bactérias, parasitas e vírus. Esse grupo representa os principais responsáveis por doenças causadas pela origem hídrica no país.
A proliferação desse tipos de patógenos se dá em mais abundância em regiões com saneamento básico deficiente. Assim, acabam por contaminar inclusive a água destinada para consumo.
Ao ser exposto a esse tipo de situação, os consumidores podem apresentar hepatite e infecções gastrointestinais. Em casos mais graves, o problema pode se agravar bastante, especialmente em pessoas idosas, crianças ou que possuam baixa imunidade.
Saneamento básico
Um dos motivos que causam a água imprópria para o consumo é o saneamento básico inadequado. Este já é um problema crônico do país e que afeta a qualidade da água todos os dias.
Em muitas regiões, o esgoto não recebe tratamento e é enviado diretamente para lagos e rios, o que polui as fontes hídricas. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), existe uma grande parte da população brasileira que ainda não possui acesso ao tratamento de esgoto. Essa situação compromete não só a qualidade da água como também a saúde pública.
Tratamento da água
Para tratar a água que será enviada para cada parte de uma região, as empresas responsáveis utilizam cloro para desinfetá-la. Contudo, quando usado em alto nível, o elemento pode representar alto risco para a saúde humana.
A água possui diversos materiais orgânicos que reagem com o cloro formando novos subprodutos. Estes são altamente cancerígenos quando ingeridos com frequência. Para evitar o câncer e outros problemas de saúde causados pelo elemento, especialistas indicam a purificação da água.
Purificadores e filtros na qualidade da água
Com a água cada vez mais contaminada que chega nas casas, a população busca por possibilidades que sejam acessíveis e eficazes na limpeza do líquido. É neste contexto que os filtros e purificadores surgem para trazer conforto e segurança para as famílias.
Sua fabricação tem o objetivo de remover substâncias tóxicas e impurezas, garantindo água potável de qualidade para consumo. Vejamos a seguir algumas opções disponíveis no mercado.
Filtro de carvão ativado
Dentre a principal escolha de material para filtragem de água está o carvão ativado. Este elemento é muito eficaz na retirada de compostos orgânicos, alguns metais pesados e especialmente o cloro. Ele age através de um processo de adsorção. Conforme a água passa pelo carvão, os contaminantes ficam retidos em sua superfície.
Assim, ele se torna um grande responsável por melhorar o odor e o sabor da água. Também auxilia na diminuição dos subprodutos do cloro. Essas características fazem do material um ótimo aliado do consumo seguro de água.
Purificador com osmose reversa
Aqueles que desejam opções mais eficientes, podem investir em purificadores de osmose reversa. Eles são bastante úteis na remoção de agrotóxicos, microrganismos, nitratos e metais pesados.
O sistema que utiliza esse modo de purificação força a passagem da água por uma membrana semipermeável. O material retém as partículas indesejadas. Dessa forma se torna uma tecnologia ideal para locais com alta concentração de contaminantes, como regiões onde a água apresenta maiores problemas no saneamento.
Filtragem multietapas
Para filtragens mais intensas, uma boa opção são os purificadores com filtragem multi etapas. Nele é possível encontrar um sistema composto por carvão ativado, membranas de osmose reversa e até mesmo limpezas com luz ultravioleta.
Esse aparelho poderá lutar contra diversos tipos de impurezas, microorganismos e produtos químicos. Com ele, a família está altamente protegida de vários tipos de contaminações.
Manutenção de filtros
Um ponto importante para destacar é a manutenção dos equipamentos. Ter um bom aparelho é apenas um passo para ter acesso a água de qualidade. A garantia de que ele realmente funcionará em sua potência máxima é realizar a manutenção com frequência.
A troca dos filtros é uma necessidade de todo aparelho. Os fabricantes apontam qual a frequência que a peça deve ser substituída. Vale lembrar que esse procedimento é extremamente importante pois com o passar do tempo, o material retém grande quantidade de impurezas. Por esse motivo, deixa de fazer o seu trabalho com excelência, indicando a necessidade da troca.
Conte com a Lazarios!
Ficou interessado em consumir água de qualidade, pura e saudável e agora está procurando o filtro de água ideal para sua casa ou empresa? Nós da Lazarios podemos te ajudar! Temos vários modelos disponíveis para diversas necessidades. Conheça nosso catálogo e escolha a melhor opção para você!