Beber água está entre as maiores recomendações médicas para evitar problemas de saúde. Um organismo hidratado funciona melhor, logo possui mais longevidade e qualidade de vida. Porém, aqueles que pensam que qualquer água pode ser consumida estão enganados.
A água para consumo deve ter um cuidado especial para ser segura. A ingestão do líquido deve ocorrer apenas se ele estiver limpo. Para conseguir ter acesso à bebida boa para consumo, é importante filtrá-la.
Hoje, muitas empresas oferecem produtos voltados especialmente para essa tarefa. São eles os filtros e purificadores de água. Dentro desses aparelhos há uma peça responsável pela limpeza da água: a vela.
A questão é que muitos clientes ainda não conhecem a importância deste integrante e quando é necessário trocá-la. Por esse motivo, hoje veremos para que serve uma vela e quais os indícios que mostram que a substituição da peça é necessária.
O que é uma vela?
A vela é um dos componentes de um filtro de água. Possui formato cilíndrico e podem ser feitas com materiais diversos. Assim, seu principal objetivo é realizar a limpeza da água, retirando microorganismos e demais impurezas.
Essa peça tão importante age como uma barreira. Ela retém sedimentos, cloro e até bactérias, a depender do modelo. Logo, assegura o acesso à água mais limpa e segura para o consumo.
Outro ponto importante é que esse processo garante que o usuário não sinta gostos nem odores indesejados na bebida. Sendo assim, a experiência do consumo torna-se ainda mais agradável.
Tipos de velas
Como comentado, existem alguns tipos diferentes de velas. As principais são três: a de carvão ativado, a de cerâmica e a de carvão ativado com prata coloidal. Cada uma delas possui características únicas.
A mais comum dela é a vela de carvão ativada. Essa peça tem a capacidade de absorver pesticidas, cloro e outras substâncias que podem afetar sabor e odor na água.
Já a vela de cerâmica tem maior indicação para a remoção de partículas maiores como ferrugem, areia e outros sólidos. Ela atua principalmente como uma barreira física.
Por fim, a vela de carvão ativado com prata coloidal é parecida com a primeira opção. Entretanto, nesta escolha, o cliente poderá evitar que bactérias se proliferam dentro do filtro.
Como funciona?
O processo de filtragem, mesmo que pareça complicado, é na verdade muito simples. Para começar, a água é colocada dentro do filtro e então precisa passar pela vela. Logo neste primeiro momento, algumas partículas e substâncias já são retidas.
Vale lembrar que esse procedimento só é possível pois a vela possui um corpo de estrutura porosa. Nos casos da vela de cerâmica, os poros são tão pequenos que bloqueiam a passagem das impurezas maiores. Já nas de carvão ativado, o elemento promove a absorção dos elementos indesejados.
Aqueles que preferem a opção com prata coloidal ainda possuem uma proteção mais avançada. O produto consegue evitar a contaminação microbiológica. Entretanto, é importante citar que bactérias mais resistentes e alguns tipos de vírus não podem ser barrados no filtro.
Quando devo trocar minha vela?
Uma dúvida constante entre os usuários de filtro de água é: qual o tempo que devo esperar até trocar minha vela? A verdade é que a vida útil desta peça pode depender de vários fatores. Devemos considerar a qualidade da água, o volume diário e o tipo de vela usada.
Geralmente, a indicação do tempo de troca vêm informada junto do filtro ou mesmo da vela adquirida. Porém, podemos citar que, em média, a troca deve ser feita a cada 6 a 12 meses ou de acordo com os litros de água utilizados. Mas, existem situações que podem justificar uma mudança mais frequente, como por exemplo a qualidade da água fornecida pela empresa de abastecimento da sua cidade.
Se o filtro apresenta uma redução na vazão de água, ou seja, o líquido sai em menor quantidade ou demora mais para passar pelo aparelho, está na hora de trocar a vela. Neste caso, provavelmente a peça já atingiu o máximo de sua função e provavelmente os poros estejam bloqueados por alto índice de sujeira retida da água.
Outro caso que indica necessidade de mudança da vela é a presença de sabor e odor na água. Se mesmo após a filtragem esses sinais estejam surgindo, significa que a peça não retém mais os compostos danosos. Logo, está afetando a qualidade da bebida.
Em situações ainda mais extremas, é possível observar impurezas visíveis no líquido. Este é um claro sinal de que a vela já não faz mais seu trabalho e precisa ser substituída.
Por fim, vale lembrar que observar a qualidade da água é uma das principais maneiras de saber se sua vela ainda está trabalhando corretamente. Além disso, é importante não ultrapassar o período de troca indicado pelo fabricante.
Como trocar a vela?
Diferente do que muitos usuários acreditam, a troca da vela é um procedimento extremamente simples. Sendo assim, todo o processo pode ser feito pelo próprio usuário. Para isso, basta seguir as instruções disponibilizadas pelo fabricante.
No geral é só desligar o filtro, abrir o compartimento e retirar a vela antiga. Em seguida, faça a limpeza do local. Encaixe a nova vela com a certeza de que está bem posicionada. Por fim, feche o compartimento. Em alguns casos, a depender do modelo escolhido, é necessário deixar o filtro ligado por alguns minutos para que os primeiros jatos sejam expulsos.
Vale destacar que existem muitos modelos de filtros e velas. Então, as instruções podem mudar de acordo com o produto de cada usuário. Em caso de dúvidas, vale buscar a ajuda de um profissional.
Conte com a Lazarios!
Ficou interessado em consumir água de qualidade, pura e saudável e agora está procurando o filtro de água ideal para sua casa ou empresa? Nós da Lazarios podemos te ajudar! Temos vários modelos disponíveis para diversas necessidades. Conheça nosso catálogo e escolha a melhor opção para você!